RAÍZES INTELIGENTES: sustentabilidade e tecnologia na agricultura quilombola
SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA NA AGRICULTURA QUILOMBOLA
Palavras-chave:
Comunidades Quilombolas. Antirracismo. Irrigação Automática. Microcontrolador ESP32.Resumo
O projeto raízes inteligentes: sustentabilidade e tecnologia na agricultura quilombola tem como objetivo proporcionar conhecimento tecnológico para melhorar a agricultura quilombola. Para tanto, a pesquisa fez o uso de microcontroladores básicos como o ESP32 para a criação de um sistema de irrigação automática. E ofertou o conhecimento tecnológico para comunidades afrodescendentes com o intuito de instigar os estudantes, membros do citado grupo social para obterem conhecimentos sobre robótica e desenvolver a agricultura local. Para isso se fez necessário a oferta de oficinas na EEMTI José Waldemar de Alcântara e Silva acerca de programação, robótica e eletrônica básica para sistemas de irrigação de hortas e plantações. Desse modo o estudo desenvolvido proporcionou conhecimento relacionados a tecnologias atuais, proporcionou a motivação para os estudos e a escolha de profissões relacionadas à robótica e, por último, a melhoria de técnicas para o trabalho no campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).