O JOGO TABULEIRO MINADO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EEMTI FIGUEIREDO CORREIA DA CREDE 19
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar como o jogo “Tabuleiro Minado” pode ajudar alunos com deficiência visual na aprendizagem das Equações Polinomiais do Primeiro Grau. O jogo é um produto didático desenvolvido por um dos participantes desse trabalho que possibilita o aluno com deficiência visual resolver Equações Polinomiais do Primeiro Grau enquanto joga. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que investiga a construção da aprendizagem através das situações adidáticas da Teoria das Situações Didáticas (ação, formulação e validação). O estudo foi aplicado junto a uma aluna com deficiência visual e mostrou-se promissor pois esta não apenas percebeu a conexão entre o jogo e o aprendizado com o objeto matemático em jogo como também potencializou seu protagonismo ajudando seus colegas a aprender matemática a partir da proposta vivenciada. Além disso, contatou-se que as ações deste trabalho permitiram uma reflexão sobre a formação cidadã do aluno e superação das desigualdades raciais. Espera-se que essa ferramenta didática seja difundida para o ensino de uma Matemática Inclusiva.
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