REAL LIFE: o uso dos smartphones por alunos do 9º ano da escola Menino Jesus de Praga
Palavras-chave:
Saúde. Tempo de uso do smartphone. ODSResumo
O uso problemático dos smartphones tem sido objeto de estudo de psicólogos e investigadores educacionais, considerando o comprometimento da saúde e aprendizagem de crianças e adolescentes. Nesse cenário, o projeto "O uso dos smartphones por alunos do 9º ano da Escola Menino Jesus de Praga" foi elaborado pelos alunos da 2ª série da EEMTI Joaquim Rodrigues de Lima, com o objetivo de analisar o comportamento dos estudantes em relação ao uso de smartphones. O estudo adotou uma abordagem descritiva e explicativa, empregando estatísticas simples e análise de conteúdo para a investigação dos dados. Os resultados mostram que há uso problemático e excessivo dos smartphones pelos estudantes, e que este tem efeitos negativos sobre a saúde, aprendizagem e interações sociais desses adolescentes. Nesse contexto, aplicou-se uma oficina de conscientização denominada “Real Life”. Ademais, se orienta o controle dos pais, o apoio da escola e campanhas de conscientização sobre uso saudável e responsável do smartphone.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).