TRANSTORNO DE ANSIEDADE: prevalência de sinais e sintomas autorrelatados por adolescentes de uma escola de tempo integral
Palavras-chave:
Adolescentes. Ansiedade. Atividade física.Resumo
Aqui se discute o autorrelato dos estudantes de forma qualitativo-quantitativa para compreender os possíveis episódios de ansiedade no ambiente escolar, fundamentando um prognóstico relacionado com a prevalência de sinais e sintomas de ansiedade autorrelatados pelos alunos, por meio do nível de atividade física dos mesmos. O nível geral de atividade física foi avaliado para uma população escolar de maioria feminina, em idade de 15 a 17 anos que cursam o ensino médio. Foi constatado que a maioria não faz atividade física regular fora da escola, tão pouco no ambiente escolar, mas se dedicam a atividades domésticas, correspondendo a maioria que realiza atividades moderadas de 25 minutos diários em no máximo 3 dias na semana. Esse padrão se repete mostrando que os estudantes se enquadram em atividades de moderada à vigorosa, talvez associadas às atividades domésticas. Isso serve como prognóstico dos quadros de ansiedade indicados nos resultados, onde 27,8% apresentem algum episódio de pânico súbito esporadicamente, 15,3% várias vezes e 5,5% diariamente. Mesmo que a classificação HAD tenha indicado uma classificação geral improvável de ansiedade, pode-se concluir que a falta de atividade física regular prazerosa pode estar contribuindo para o aparecimento de sinais e sintomas de ansiedade no ambiente escolar.
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