EXTRATOR ALTERNATIVO E DE BAIXO CUSTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA OBTENÇÃO DE UM REPELENTE NATURAL NO COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Palavras-chave:
Repelente natural. Citronela. Aedes aegypti. Óleo essencial.Resumo
O mosquito Aedes aegypti é o vetor central da transmissão da dengue, zika e chikungunya. No Brasil, as condições socioambientais favorecem a expansão do mosquito possibilitando uma melhor adaptação. Pesquisas evidenciam que métodos alternativos ao controle químico têm apresentado bons resultados no controle do mosquito, como a utilização de óleo essencial (OE) de espécies vegetais tais como o óleo essencial das folhas de citronela. Em razão disso, o presente trabalho visou realizar um sistema alternativo de extração de óleos essenciais das folhas de citronela e desenvolver um repelente natural a base de álcool, glicerina e óleo de citronela, bem como velas e incensos. O sistema de extração de óleo essencial foi desenvolvido com materiais recicláveis e de baixo custo. O método mostrou ser eficiente na extração do óleo essencial, uma vez que o rendimento foi compatível com o observado na literatura. As análises microbiológicas do repelente natural foram avaliadas. Os resultados mostraram confiabilidade e autenticidade no controle de qualidade e foram desprovidas de toxicidade. Além disso, a utilização do método alternativo viabilizou novos conhecimentos científicos e garantiu a organização de um aprendizado mais interativo e inovador em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).