RACISMO LINGUÍSTICO: a desconstrução do vocabulário racista no contexto escolar
Palavras-chave:
racismo linguístico; contexto escolar; cartilha educacional.Resumo
O objeto de estudo deste trabalho consiste em uma análise sobre o racismo linguístico dentro do contexto escolar. A escolha desta temática justifica-se devido a ser um assunto não muito abordado dentro das escolas. A discriminação racial ainda está presente em nossa sociedade e pode ser manifestada de diversas formas. Uma herança de uma sociedade escravocrata que ainda perdura na sociedade contemporânea. O racismo linguístico consiste na utilização de expressões de cunho preconceituoso como “ovelha negra” e “cor de pele”. Muitas dessas expressões sofreram uma ressignificação, entretanto ainda trazem uma carga negativa para as pessoas negras. Diversos autores como Nascimento (2020), Ribeiro (2019), Thomas (2017) compreendem a importância dessa luta e da necessidade de uma educação antirracista, inclusiva e respeitosa. Esta pesquisa caracteriza-se com uma pesquisa aplicada no qual o produto final será uma cartilha educacional e antirracista produzida pelos alunos da primeira série do ensino médio da E.E.E.P. (Escola Estadual de Educação Profissional) Maria Carmem Moreira Vieira no ano de 2023. Esperamos com este projeto despertar nos alunos uma linguagem inclusiva e respeitosa para com todas as pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).